Escopo: Escolas públicas de ensino básico e médio

Empreendedores: Órgãos da administração pública, organizações sociais, organizações privadas, escolas de formação na área de atuação de terapias alternativas, universidades.

Texto descritivo: O projeto apresenta como

Prerrogativas para uso: Adequação ao escopo demandante.

A educação e seus agentes vêm sendo vítima de inúmeras distorções advindas dos desvalores causados pelas diversas alterações sociais, ocorridas principalmente nas ultimas três décadas. Embora apresentando base cultural deficitária, o Brasil se viu obrigado a acompanhar uma realidade mundial para qual não estava preparado. Essas alterações culminaram em um cenário pouco produtivo e confuso tanto para o educador como para o educando.

A distorção dos valores familiares e religiosos é o fator mais expressivo no processo de desequilíbrio enfrentado pelo sistema, pois o educador se vê, muitas vezes, abrigado a adequar-se as distorções para conseguir realizar seu trabalho, ora ele é vítima da ação, ora se torna agente.

Por inúmeros motivos, o magistério é uma carreira em franca expansão no mercado, crescente a cada dia, também é uma carreira que facilita o ingresso no funcionalismo público, por esta razão muito empreendida como caminho para o ingresso inicial na vertente trabalhista, apesar disso, ser educador exige do profissional, características inteligíveis pouco desenvolvidas na maioria na maioria dos seres humanos. Os profissionais de educação que apresentam as inteligências intrapessoal e interpessoal desenvolvidas, conseguem administrar com mais competência seu trabalho, no que diz respeito às relações aluno professor e colegas de trabalho, pois o material humano apresenta uma pluralidade inesgotável de características pessoais distintas. Enquanto que a inteligência intrapessoal permite ao professor avaliar o aluno e o meio de forma real e agir sobre ele a interpessoal fornece condições de auto-avaliação com base em suas vivências, possibilitando mudanças, que facilitam a flexibilidade e a adoção que ações que propiciam ao contexto equilíbrio produtivo.

Dentro desta realidade a educação busca constantemente formas para resolver uma situação cada vez mais caótica, a psicologia, a psicopedagogia, a ludoterapia, a musica, o esporte, entre outros, tem sido introduzidos no contexto educacional como forma de comprometer o aluno com sua necessidade educacional. A única deficiência das ações é que se tornam restritas e pouco produtivas, por falta de mão-de-obra qualificada suficiente, por necessitarem de recursos financeiros e estruturais que as escolas não possuem, e principalmente porque as propostas atingem o efeito e não a causa.

Os distúrbios comportamentais são causados pela ação do meio sobre o indivíduo, quando de alguma forma, seja brusca ou sutil, o meio agride o ser e o obriga a modificar suas características naturais. Desta forma, uma criança que sofre uma exposição ou humilhação em sala de aula no início de sua carreira estudantil, deixa de apreciar a ida a escola e desenvolve aversão ao núcleo, pode com o tempo, tornar-se agressivo ou indiferente, se é um líder administra mal sua liderança e acaba por influenciar negativamente seus colegas de turma e dificilmente será um aluno a concluir os estudos. Sua vida estudantil agregará uma série de ocorrências, muitas vezes, criadas a partir de sua postura, que podem levar às conseqüências sérias, tais como processos somáticos, que são a concretização física dos distúrbios psíquicos, ou seja, a materialização da resposta cerebral as interferências do meio e o reflexo da ação individual sobre o corpo físico.

Por sua vez, o professor enfrenta além de seus problemas pessoais o desestímulo da carreira, a inabilidade e o medo, para lidar com esta realidade, a ausência de condições estruturais e financeiras para mudar a situação e principalmente o desgaste do cotidiano imposto pelo sistema.

Re-equilibrar os processos comportamentais, tanto de alunos como de professores é condição essencial para a melhoria do sistema educacional, e isto só possível através de um método que coíba ou amenize a causa das alterações, de forma a tornar os indivíduos aptos a desenvolverem ações produtivas para eles e para o meio em que atuam. 

Baixe o projeto na íntegra, basta clicar em “baixar”.

Categories: Projetos

1 Comment

Um comentarista do WordPress · 29 de October de 2020 at 21:42

Olá, isso é um comentário.
Para começar a moderar, editar e excluir comentários, visite a tela de Comentários no painel.
Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *